Categorias
Datas comemorativas

Outubro Rosa: Você conhece o real valor dessa campanha?

A campanha Outubro Rosa busca, há mais de 20 anos, conscientizar a população feminina sobre o câncer de mama. Afinal, a falta de informação é a principal causa do números de casos e mortes. De acordo com o INCA, agora em 2020 a estimativa é de 66.280 novos casos e 17 mil óbitos. Portanto a prevenção se torna ainda mais essencial, para evitar os novos aparecimentos e novas mortes pela doença.
A hereditariedade pode ser um dos fatores de aparecimento do câncer de mama, no entanto, cerca de 80% dos casos não têm herança genética. As causas mais comuns do aparecimento do câncer de mama são o sedentarismo, obesidade e sobrepeso após a menopausa e exposição à radiação ionizante, como raio x, mamografia e tomografia.
Veja a seguir mais sobre a prevenção e cuidados que as mulheres podem ter neste Outubro Rosa. Afinal, a informação é a melhor maneira de se prevenir.

Importância e Mobilização do Outubro Rosa

Poucas mulheres sabem mas, desde 2015 o autoexame das mamas não é mais recomendado pelo Ministério da Saúde. Isso se deve ao fato de muitas mulheres encontrarem protuberâncias e caroços que, na maioria das vezes, se revelavam benignos. No entanto, até ter essa confirmação pelos médicos, o estresse e as preocupações gerados pelo autoexame acabavam as deixando com o psicológico abalado, por isso ele começou a não ser mais recomendado.
Atualmente, os médicos aconselham as mulheres a prevenir o câncer de mama com exercícios físicos e alimentação balanceada. Além disso, exames como mamografia e ultrassom a partir dos 50 anos para todas as mulheres. Se tiver histórico de câncer de mama na família, esses exames são recomendados a partir dos 35 anos.

Cuidar do corpo e do lar

A LAR Imóveis procura transformar vidas através de um lar. Por isso, sempre promove campanhas e ações de saúde, para todos se cuidarem. Um lar, mais do que uma casa, é um local de conforto e amor, onde se começa uma família, uma nova vida, novos ciclos, momentos e histórias.
O corpo humano também é assim, Quando bem cuidado, transforma vidas, ajuda a constituição de uma família, principalmente no caso da mulher. Por isso, o autocuidado é fundamental e, é claro, deve ser sempre relembrado, principalmente no Outubro Rosa, voltado para a saúde da mulher. O mote da campanha de 2020 é “Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”, o que deixa ainda mais claro que o corpo é o nosso lar e deve ser cuidado com carinho.

Ações internas educativas

No princípio do mês, a LAR Imóveis distribuiu máscaras rosas para seus colaboradores, não só como prevenção contra o coronavírus, mas como um lembrete do Outubro Rosa. Com a máscara rosa, item obrigatório em locais públicos e com possibilidades de aglomeração, a LAR Imóveis inovou, ao lembrar do COVID-19 e do câncer de mama, bem como as suas prevenções, com um único objeto.
Também teve a distribuição de cartilhas educativas para todos os funcionários. Afinal, grande parte das mortes causadas pelo câncer de mama é ocasionada pela falta de informação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, em uma pesquisa feita em 2016, a maior parte dos casos de câncer de mama está entre as mulheres de classe social mais baixa. Por terem baixa renda e dependerem do sistema de saúde pública, elas já descobrem a doença em estágio avançado. Nesses casos, as chances de cura não chegam a 30%.
Como mostrado, o Outubro Rosa não tem a intenção de curar o câncer de mama. Nele, a informação e transmissão do conhecimento são mais importantes. Clínicas e hospitais promovem exames gratuitos, além da distribuição de materiais para prevenção. Mas, além de todos os modos de se prevenir o câncer de mama, o autoconhecimento corporal, como ele funciona e se comporta é essencial. A forma feminina de se tocar não é cultural e socialmente aceita, o que faz muitas mulheres não conhecerem o próprio corpo.
Quando se conhece o próprio corpo, percebe-se rapidamente o que está de errado nos próprios seios. Além disso, apesar do autoexame não ser mais recomendado pelas autoridades da saúde, as mulheres podem começar a prevenção no dia a dia com atitudes simples, como evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Cuide-se, o seu corpo é também um lar!
Gostou do conteúdo? Então não perca mais nenhum texto! Acompanhe o nosso blog agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *