Enquanto sonhamos com a casa própria, podemos nos esquecer que ela virá acrescida de diversos valores que fazem parte das transações imobiliárias. Independentemente de como, quando e com quem compramos um imóvel, as cobranças extras fazem parte do pacote imóvel novo e o INCC é uma delas.
O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) é um indicador que mede a variação no custo da construção de imóveis comprados ainda na planta.
Por isso, é um valor que será cobrado, conforme os reajustes, nas parcelas da compra do empreendimento.
Mas quando o comprador precisa pagar esse índice? O que, de fato, justifica essa cobrança? Continue a leitura para entender melhor!
Como funciona o INCC?
Quem compra um imóvel financiado na planta, deve estar ciente de que as parcelas do empreendimento serão reajustadas conforme o Índice de Custo de Construção.
Criado pela Fundação Getúlio Vargas, o INCC é a variação que visa analisar o custo (e a inflação) com a construção, e isso envolve os valores de:
- mão de obra dos profissionais;
- aquisição de materiais e equipamentos;
- contratação de serviços;
- publicidade para divulgação do projeto imobiliário;
- demais despesas envolvidas para levantamento do empreendimento.
Porém, o que muitas pessoas não se dão conta na hora da negociação é que o valor será acrescido nas parcelas do imóvel e, por isso, acabam se espantando quando percebem que a prestação aumentou “sem justificativa”.
No entanto, esse índice é uma parte do valor referente à construção repassado ao comprador do imóvel para que a construtora não financie todas as despesas sozinha. Com isso, o valor dos contratos de compra e venda são reajustados mensalmente.
Como o INCC influencia as parcelas do imóvel e como é cobrado?
O Índice Nacional de Custo de Construção é apurado todos os meses a partir da variação dos preços dos produtos e serviços relacionados à construção civil com base em sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.
A partir da inflação dos preços relacionados à construção nesses locais, as prestações do imóvel são reajustadas gradativamente, como mostra o exemplo abaixo:
(Fonte: Hausbau)
Até quando devo pagar o INCC?
O valor do INCC deve ser cobrado do cliente desde a assinatura do contrato até a entrega das chaves do imóvel. Isso quer dizer que o comprador só será responsável pelo pagamento do índice enquanto o imóvel estiver em construção, ou seja, na planta.
Por fim, saiba que é essencial fazer todas as contas antes de comprar um imóvel para não ser surpreendido, como geralmente acontece no caso do INCC. Afinal, você precisa saber exatamente o que irá pagar para entender se a estimativa do valor total caberá no seu bolso, concorda?
É por esse e outros motivos que ter o apoio de uma imobiliária antes de dar os primeiros passos em uma negociação desse tipo é tão importante. Tenha em mente que uma empresa séria e responsável com seus clientes tem a obrigação de informar sobre todas as cobranças e detalhes fundamentais para o conhecimento do comprador.
A Lar Imóveis é uma dessas empresas! Nossa equipe está preparada para ajudar você a comprar um imóvel sem ter preocupações. Já conhece o nosso site? Aguardamos a sua visita!