O que era para ser um local aconchegante e agradável, que é a sua casa, está se tornando um ambiente em que você não tem prazer de ficar por conta do mau cheiro de esgoto que vem da cozinha ou do banheiro e que invade todo o imóvel?
Não se preocupe, pois apresentaremos algumas dicas de medidas que você mesmo pode adotar, caso não queira ou não possa chamar um encanador. São instruções simples, mas que podem ser eficientes para remover o mau cheiro, dependendo do nível de entupimento dos ralos.
Além disso, você vai conferir como é possível prevenir essa situação desagradável no dia a dia. Acompanhe!
O que provoca mau cheiro de esgoto no imóvel?
O mau cheiro de esgoto ocorre quando há acúmulo de sujeira na tubulação ou na caixa de gordura. Com isso, os resíduos não são eliminados e ficam parados nos canos. Assim, o lixo que deveria ser escoado com a água, acaba voltando no encanamento de tanques e pias e a sujeira provoca o odor.
Como resolver o problema com produtos caseiros?
Nem sempre é preciso chamar um profissional para resolver problemas de esgoto e encanação. Veja algumas medidas eficientes:
Bicarbonato de sódio, vinagre e água
Uma combinação simples, mas que pode ajudar é a mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e água. É uma solução eficiente, fácil e rápida de ser utilizada, pois, geralmente, temos todos esses elementos em casa. E o melhor: não agride o meio ambiente!
Ingredientes:
-
meio copo de bicarbonato de sódio (ou 100 g);
-
um copo de vinagre branco (200 ml) e
-
meio litro de água fervente.
Primeiro, despeje o bicarbonato puro no ralo. Em seguida, adicione a água fervente com o vinagre e espere alguns minutos para a mistura fazer efeito e você ouvirá o som da efervescência no interior do encanamento.
A partir disso, tampe a entrada do cano para que não entre água e dilua a substância. O ideal é deixar agir por pelo menos uma hora ou, se possível, de um dia para o outro.
Fermento químico
Esse é outro ingrediente que, provavelmente, você tem em casa. Muitas pessoas conhecem a mistura acima, mas não imaginam que o fermento químico também é um poderoso desentupidor.
A dica é simples: basta diluir três colheres de sopa de fermento químico em 300 ml de água. Depois, jogue o conteúdo no cano e deixe de um dia para o outro.
Como prevenir o mau cheiro de esgoto?
O cheiro do esgoto causa incômodo, mas tenha em mente que, na maioria das vezes, ele é provocado por falta de cuidados no dia a dia. Acompanhe algumas medidas simples que ajudam a evitar a situação:
-
jogue água quente no ralo toda semana, pois ela ajuda a eliminar a gordura da tubulação e isso dificulta o acúmulo da sujeira;
-
uma vez por mês, retire o sifão para fazer uma limpeza completa. Isso ajuda a mantê-lo limpo por mais tempo e evita o entupimento;
-
tenha ralinhos de pia e de banheiro eficientes para evitar que restos de comida e cabelo, por exemplo, passem pelos canos;
-
verifique se o sifão é articulado ou curvado e, caso necessário, troque por esse modelo, pois ele acumula água em seu interior e ajuda a evitar o mau cheiro;
-
tenha atenção à caixa de gordura do esgoto, principalmente se o mau cheiro é percebido com frequência. Se a caixa permanece muito tempo sem limpeza, ela acumula gordura e isso provoca entupimento. Por isso, limpe-a de preferência a cada seis meses.
Deu para você perceber que o cuidado diário é a principal forma de prevenir o mau cheiro de esgoto, certo? Porém, mesmo com medidas de precaução, o problema pode surgir novamente. Sendo assim, se as medidas caseiras não surtirem efeito, é importante chamar um especialista para resolver o problema.
Este artigo foi útil? Aproveite para compartilhar com seus amigos!