Contar com parentes e conhecidos na hora de alugar o imóvel, nem sempre é tarefa fácil. A procura por um fiador pode ser algo maçante e por vezes infrutífero, ou seja, demanda tempo e pode acarretar uma série de constrangimentos. O que muita gente não sabe é que, sim, existem alternativas a esse tipo de fiança. Conheça opções vão te ajudar e escolha sua alternativa ao fiador.
Fiança Locatícia: Alternativas ao Fiador
Uma das alternativas ao fiador é o seguro fiança locatícia, que funciona como qualquer outro tipo de seguro. O pretenso locatário paga 2x e meio o valor do aluguel e encargos para a seguradora, que passa a responder pela fiança por 12 meses. A fiança locatícia pode ser contratada para aluguéis residenciais e comerciais, por exemplo. Segundo Luciana Cristina, gerente de locação da Lar Imóveis, é uma prática prevista em lei que imprime agilidade na aprovação do candidato à locação e segurança ao proprietário do imóvel.
Título de Capitalização
Outra forma que vem se tornando bem comum é o título de capitalização, ou seja, um título de crédito que tem como objetivo a formação de uma aplicação, que também serve como garantia a fiança. “Nessa modalidade, o pretenso locatário, capitaliza 12x o valor do aluguel, e no final da locação ele pode pedir o resgate desse valor aplicado desde que a locação seja por um período de 12 meses, caso contrario o mesmo será reaplicado automaticamente”, afirma Luciana Cristina. Como em outros títulos de capitalização, o cliente participa de sorteios de prêmios e recebe ao final da aplicação todo ou parte do seu dinheiro, acrescido dos reajustes dos índices governamentais.
As vantagens dessas modalidades é que são menos burocráticas e envolvem um número menor de pessoas na hora de uma negociação de aluguel. A desvantagem é que podem pesam mais no bolso. A escolha da melhor forma de fiança vai variar de acordo com a necessidade do inquilino e a aceitação do locatário.