Olá! Meu nome é Julia Bello, sou estilista, atuo como consultora de imagem há quase dez anos aqui em Belo Horizonte e uma das bases fundamentais para o meu trabalho consiste na análise do estilo de vida.
Para delinear o perfil do cliente, costumo pedir que faça exercícios de busca de imagens que o inspirem. Esse material pode conter referências que vão desde peças de roupa e estilos de cabelos até culinária e decoração.
O que busco nesse diagnóstico é definir uma espécie de padrão de comportamento e preferências estéticas. Para isso, levo em consideração elementos de design como: cor, forma, tamanho e textura.
Se quer entender como funciona o seu ideal de beleza para aplicar na decoração da sua casa, sugiro que siga as 6 dicas para se inspirar:
1 – Pesquise por imagens que chamam a sua atenção:
lugares que gostaria de estar ou conhecer; pessoas que te inspiram; o seu ideal de casa, quarto, sala, cozinha e banheiro etc.
2 – Guarde essas imagens separadas em pastas e por temas no seu computador. Dá para fazer isso no Pinterest também: crie um perfil, nomeie as suas pastas e se jogue na pesquisa! (Veja um printscreen do meu perfil abaixo) Também há a opção de fazer esse processo com revistas.
3 – Espere alguns dias para voltar a olhar o conteúdo gerado pela sua pesquisa. Esse distanciamento é fundamental para que a sua visão se torne mais impessoal e menos viciada.
4 – Analise os principais itens do seu material de acordo com cor, forma, tamanho e textura. Procure por padrões, quanto mais uma escolha aparecer nas suas imagens, mais ela tem a ver com a sua personalidade. (Veja o exemplo abaixo.)
5 – Separe os artigos que mais apareceram nas suas escolhas e os agrupe em vários painéis de inspiração. Sugiro temas como: sala de estar, quarto de dormir, escritório, etc. Cada lâmina terá objetos que estariam dentro de cada um desses ambientes.
6 – Mostre as colagens feitas no item anterior para ao menos três amigos e peça que eles avaliem se elas se parecem com você. Se a resposta for positiva: Parabéns! Você tem em mãos um guia das escolhas que representam o seu estilo de casa. Se a resposta for negativa, refaça o exercício e peça novas avaliações.
Volte agora o olhar para o seu lar.
Pondere se já existem objetos parecidos com aqueles que colocou na sua colagem e quais itens combinariam com o que já possui. Considere eliminar aquilo que não tem nada a ver com você. É inspirador ter um lar que reflita a sua personalidade. Nada de “copiou e colou” de revistas de decoração. É decoração com alma e harmonia!
O que você achou das dicas? Caso queria mais alguma opinião, basta deixar o seu comentário logo abaixo.
Com carinho,
Julia Bello
Estilista e orientadora de imagem e estilo de vida
www.juliabello.com.br