Antes de iniciar qualquer tipo de reforma em sua casa ou apartamento, é imprescindível que haja um planejamento. A falta dele é o que leva muita gente a gastar mais dinheiro e tempo do que o previsto com a obra. Reformar ou construir não é serviço para amadores, portanto o primeiro passo é contratar um profissional qualificado para te orientar e planejar essa obra.
O arquiteto é o profissional mais indicado, pois ele vai projetar todas as suas vontades e ideias sobre a reforma para que elas tornem realidade. Ele vai analisar o que é possível ou não executar, buscando um resultado funcional e bonito. Com o projeto arquitetônico, você poderá ter o valor bastante aproximado do total que será gasto nessa obra, e assim você poderá avaliar se tem condições ou não de iniciá-la.
Confira abaixo cinco dicas para iniciar a sua reforma:
1 – Contrate um profissional experiente
A primeira dica é contratar um profissional experiente em projeto e construção e que seja qualificado para planejar sua obra completa. Obtenha todas as informações sobre quantidade de materiais a serem comprados e mão de obra a serem contratados. Cuidado com profissionais com o preço muito abaixo do mercado e busque sempre indicações e profissionais de confiança.
2 – Faça um orçamento bem detalhado de todas etapas e se organize financeiramente
Se houver a possibilidade de fazer o pagamento à vista, essa sempre será a melhor opção, já que você poderá conseguir melhores descontos e se livrará de um comprometimento futuro com a obra. Defina bem o que você deseja nessa reforma, para evitar mudanças durante a obra e custos e tempo adicionais. Não compre nada antes de estabelecer exatamente o planejamento da reforma. Cuidado com promoções e ofertas de materiais e móveis que não sejam necessários para sua obra de acordo com o planejado.
3 – Se for reformar um apartamento, consulte o condomínio do prédio antes de iniciar
Poderá haver normas específicas sobre a entrada e saída de materiais, horário de execução, entre outras, e dessa forma todos os condôminos ficam cientes. Fique atento se as mudanças feitas não poderão desvalorizar a residência no futuro, caso você queira vendê-la, por exemplo. O que pode ser bom para você pode não ser para outros. Principalmente se for quebrar paredes ou modificar cômodos inteiros.
4 – Divida a obra por etapas
O importante é que seja realizado um cômodo de cada vez, mas faça tudo em uma reforma somente. Obra causa sujeira, barulho e um grande movimento de pessoas dentro da sua casa, portanto é melhor ter esses transtornos uma vez só.
5 – Forneça os materiais solicitados pela equipe de execução dentro do prazo
Assim você evita que a mão de obra fique ociosa ou desmotivada a manter o ritmo planejado. Portanto, projeto e planejamento é essencial para que seu lar fique do jeito que você sonha, gastando dinheiro e tempo apenas necessários. E você, está planejando a sua reforma? Compartilhe a sua experiência conosco!
Lorena Cardoso Arquiteta e Urbanista