Decidir-se por mudar de casa é algo complicado. Afinal, mais do que encontrar o local certo para alugar, muitas pessoas também pensam na burocracia. É preciso separar uma série de documentos para alugar imóvel, encontrar um fiador e assinar diversos contratos.
Mas você sabia que esse processo não precisa ser assim tão complicado?
Portanto, se está passando por essa situação, em busca de um imóvel para alugar, continue lendo este artigo e veja as dicas e orientações importantes que separamos!
Documentos para alugar imóvel: por que são tão importantes?
A documentação exigida para alugar um imóvel às vezes surpreende algumas pessoas.
Mas, afinal, você sabe por que ela é tão importante? Na verdade, são esses documentos que comprovam para o locatário a situação financeira do inquilino, dando a ele uma segurança maior de que você terá como arcar com os débitos do aluguel.
Além disso, o contrato de locação de imóvel ajuda a resguardar o inquilino.
Afinal, é lá que estarão dispostas as principais cláusulas dessa negociação, como: data de pagamento do aluguel, taxa e multa por atraso, condições em que o imóvel se encontrava quando foi alugado, responsabilidades em caso de problemas estruturais no bem alugado, etc.
Dessa forma, sem essa segurança jurídica seria difícil para o inquilino comprovar que determinado problema é de responsabilidade do proprietário. Por exemplo, vamos supor que, depois de alguns meses morando no imóvel, a caixa d’água acaba estourando e inundando o local.
Assim, é preciso conferir no contrato de quem é a responsabilidade nesse caso – e se ela for do proprietário é ele quem deverá arcar com todos os reparos.
Além do contrato, outro item muito importante, que resguarda os direitos de locatário e inquilino, é o Termo de Vistoria. Dessa forma, nele estão descritas de forma detalhada as condições do imóvel no momento em que ele foi alugado pelo locatário – e será preciso entregá-lo exatamente igual ao devolver a chave.
Quais os principais documentos do locatário?
Já está convencido da importância dos documentos para alugar imóvel? Veja os principais exigidos do locatário.
Pessoa Física
Nesses casos, será preciso apresentar:
- ficha cadastral preenchida completa, inclusive com referências bancárias e pessoais;
- cópia dos documentos pessoais (CPF e RG);
- cópia dos documentos pessoais do cônjuge (CPF e RG);
- cópia do comprovante de endereço;
- cópia do comprovante de renda (pode ser o Imposto de Renda detalhado do último ano, a Carteira de Trabalho, os últimos 3 contracheques, etc., Em geral, é exigido que o locatário tenha renda três vezes superior ao valor do aluguel);
- cópia do cartão do banco ou extrato bancário.
Para a comprovação de renda, no caso dos aposentados e pensionistas, é preciso usar algum documento que demonstre o recebimento dos benefícios.
Por outro lado, no caso de autônomos e trabalhadores informais, pode ser exigida a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) assinada pelo contador responsável ou os contratos de prestação de serviços vigentes.
Pessoa Jurídica
Para alugar um imóvel comercial em nome da sua empresa, será preciso apresentar:
- cópia do contrato social e última alteração;
- último balancete mensal, balanço ou declaração do contador do faturamento dos últimos 3 meses;
- cartão CNPJ;
- cópia do IPTU da sede atual;
- IR da empresa.
Quais os principais documentos exigidos para o fiador?
O fiador é uma figura importante e exigida por muitas imobiliárias na hora de alugar um imóvel. É ele que será a garantia do locatário caso, por alguma questão, o inquilino não consiga cumprir com a sua parte do acordo. Nesse caso, ele deverá arcar com as despesas do aluguel no caso de o inquilino ficar inadimplente.
Existem dois tipos de fiador que são: subsidiário, apenas será responsabilizado pela dívida após os bens do inquilino serem usados para a quitação e o solidário, se responsabiliza pela dívida assim que ela ocorre.
Ademais, para se tornar um fiador são exigidas algumas características, como: possuir um imóvel quitado em seu nome. Este imóvel, por sua vez, deve estar situado na mesma cidade onde se pretende alugar o imóvel.
Além disso, é necessária a comprovação de renda do fiador, sendo esta suficiente para cobrir em torno de 3 a 4 meses de aluguel (dependendo da exigência da imobiliária).
Portanto, veja abaixo os documentos que o fiador precisará apresentar.
Fiador (comprovação de renda)
Para os casos de fiadores com renda compatível ao exigido pelas imobiliárias, é preciso apresentar:
- ficha cadastral completa com referências bancárias e pessoais;
- cópia dos documentos pessoais (CPF e RG);
- cópia dos documentos pessoais do cônjuge (CPF e RG);
- cópia da certidão de casamento, de óbito do cônjuge ou de divórcio;
- cópia do comprovante de endereço;
- cópia do comprovante de renda (pode ser: imposto de renda detalhado do último ano, carteira de trabalho, 3 últimos contracheques, etc.);
- cópia do cartão do banco.
Fiador (comprovação de imóvel quitado e registrado)
Como você viu, além da renda compatível, muitas imobiliárias exigem que o fiador possua um imóvel quitado e registrado em seu nome.
Assim, para comprovar isso, será preciso apresentar:
- ficha cadastral completa e assinada com referências bancárias e pessoais;
- cópia dos documentos pessoais (CPF e RG);
- cópia dos documentos pessoais do cônjuge (CPF e RG);
- cópia da certidão de casamento, de óbito do cônjuge ou de divórcio;
- cópia do comprovante de endereço;
- cópia de comprovante de renda;
- cópia do cartão do banco;
- registro do imóvel original da cidade onde se deseja alugar o imóvel;
- IPTU do ano vigente.
Fiador Pessoa Jurídica
Para o caso de fiadores que são, na verdade, empresas, é preciso separar a seguinte documentação:
- cópia do CNPJ e da Inscrição Estadual;
- SPED fiscal do último ano detalhado ou Simples Nacional completo e detalhado do último ano;
- cópia do Comprovante de Renda (IRPJ do último ano) de todos os sócios;
- cópia do Contrato Social e última alteração contratual;
- cópia dos documentos pessoais dos sócios (CPF e RG);
- cópia do comprovante de endereço dos sócios/
- cópia do comprovante de endereço da empresa;
- cópia do cartão do banco referente à conta da empresa ou do extrato bancário.
Além desses, o locador também precisa apresentar a documentação para locação, como: comprovante de propriedade do imóvel, documentos de identificação (CPF e RG) e contrato social no caso de pessoas jurídicas.
Portanto, somente depois de todos os documentos estarem entregues é que será feita a assinatura do contrato, com registro em cartório, e a entrega das chaves.
Por que alugar com a Lar Imóveis?
Como você viu, embora pareça um processo burocrático, reunir todos os documentos necessários para alugar um imóvel pela imobiliária é extremamente importante – afinal eles dão segurança jurídica a ambos os lados, garantindo que o acordo será cumprido como rege o contrato de locação.
A Lar Imóveis é uma imobiliária séria e muito respeitada em Belo Horizonte, há mais de 4 décadas no mercado e trabalhando em vários ramos da locação, como: avaliação de imóvel, garantia de aluguel, laudo de vistoria, assessoria em reparos do imóvel e atendimento personalizado.
Após ler este conteúdo, ficou mais fácil entender quais são os documentos para alugar? Se você está em busca de um bom lugar para viver em Belo Horizonte, que tal conhecer as nossas opções de apartamento?
Acesse o nosso site e encontre o imóvel certo para as suas necessidades, com toda a segurança e a qualidade da Lar Imóveis!