O processo de comprar um apartamento pode ser longo e trabalhoso, mas estamos aqui para te ajudar. Montamos um passo a passo definitivo, com tudo o que você precisa saber para comprar seu imóvel dos sonhos, sem cair em nenhuma cilada.
Pronto para encontrar seu novo lar? Veja abaixo como funcionam as etapas da compra de um apartamento.
Defina o que você está procurando
Responda a algumas perguntas para definir o tipo de apartamento que você está procurando. A partir delas, você vai direcionar suas buscas e selecionar os apartamentos que podem atender às suas necessidades e preferências.
Lembre-se que, antes de comprar um apartamento, é fundamental visitar diferente opções também. Confira sugestões de questionamentos:
-
Vai comprar um imóvel novo ou usado?
-
Em qual bairro ou região você deseja morar?
-
Como deve ser o apartamento: quantos quartos e banheiros? Suíte? Quantas vagas de garagem você precisa?
-
Sobre o prédio: área de lazer é importante? Porteiro físico faz diferença? Elevador?
Estabeleça a faixa de preço
Esta etapa costuma ser um pouco complicada. Muita gente não sabe, de fato, quanto dinheiro tem disponível para investir em um imóvel.
Confira no seu contracheque qual é o seu salário após todos descontos e junte-o às demais fontes de renda da sua família, se for o caso. Saber dessa quantia ajuda a determinar valores de parcela sem comprometer demais o seu orçamento. Se você for usar dinheiro aplicado em investimentos, verifique a liquidez deles antes de fazer qualquer compromisso.
O uso do FGTS para comprar um apartamento também é bastante comum. Para utilizá-lo, você precisa ter contribuído por pelo menos três anos, não pode ter nenhum financiamento já ativo e não pode ser dono de outro imóvel.
Financiamento imobiliário
Se você for optar por um financiamento imobiliário, os cuidados são outros. Primeiro, você precisa ter seu crédito aprovado pelo banco que concederá o financiamento.
Depois, você precisará levar alguns documentos do apartamento para que a instituição avalie se ele pode ser financiado para você. Por fim, precisa confirmar que não há nenhuma pendência do imóvel com o atual dono, como penhoras, hipotecas ou bloqueios judiciais.
Estabeleça uma faixa de preço que não vá gastar todas as suas economias e, no caso do financiamento, verifique o valor das parcelas e a duração do pagamento. Afinal, um financiamento imobiliário que pode chegar a até 35 anos é uma dívida para a vida inteira. Não se comprometa dessa forma se tiver dúvidas sobre o seu futuro financeiro.
Encontre o imóvel ideal
Agora que você já sabe exatamente o que está procurando e o quanto está disposto a pagar, é hora de encontrar seu apartamento dos sonhos. Você pode proceder de três formas, basicamente:
1 – Contar com uma imobiliária
Nas imobiliárias, os corretores são treinados para procurar pelo perfil exato de imóvel que o cliente deseja. Assim, já que você já sabe bem o que quer (e o que não quer), é mais vantajoso contar com a ajuda de profissionais para buscar de forma otimizada.
Com a imobiliária, é mais provável que você encontre um apartamento exatamente como sonhou! Procure uma que seja de confiança, visite os apartamentos selecionados e encontre o imóvel ideal para você.
2 – Pesquisar em sites de anúncio
Os sites de anúncio são ótimas opções para quem está começando a procurar um apartamento e ainda não sabe bem o que quer. Entretanto, para quem já está bem decidido e ciente das necessidades, a dica é ir direto à uma imobiliária.
3 – Procurar sozinho
Aqui, estamos falando de sair pelas ruas procurando por placas e ofertas. Nessa modalidade, é provável que você negocie com os proprietários diretamente, o que pode parecer mais fácil. Porém, acaba sendo menos seguro, pois você não pode contar com a assessoria de um corretor, por exemplo, para negociar ou rever as condições de contrato.
Verifique a documentação
Apartamento escolhido, é hora de verificar a documentação! O primeiro passo é checar se não há nenhuma pendência com o vendedor, se ele realmente é dono do imóvel e está apto a vendê-lo.
Essa informação consta na certidão do imóvel, que você pode solicitar no Cartório de Registro de Imóveis na sua cidade. Nesse documento, você também pode verificar se não existem ônus relacionados ao apartamento, como penhoras ou hipotecas ativas.
Ainda sobre o vendedor, é preciso solicitar confirmação de que ele não está envolvido em nenhuma pendência judicial. Caso exista alguma ação civil em curso contra o vendedor e nela houver dívidas, os credores precisam concordar com a venda do apartamento.
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
Esteja informado sobre o ITBI
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que equivale a 3% do valor do imóvel em Belo Horizonte. Esse imposto será pago por você ao seu município e a comprovação do pagamento deve ser apresentada ao dar entrada na escritura.
Assine o contrato
Quando os documentos estiverem em ordem, saiba que chegou a hora de assinar o contrato! Nele, devem constar os dados completos do vendedor, do imóvel, as condições em que o imóvel está sendo vendido, o preço de venda, o valor do sinal, número de parcelas e prazo para o imóvel ser entregue.
Nesse ponto, é importantíssimo contar com o auxílio jurídico da imobiliária para verificar se o contrato está correto e sem nenhum risco para você. Depois de assinado, é preciso registrar o contrato de compra do imóvel em um cartório imobiliário, onde será efetuada a troca de posse da unidade.
Para comprar um apartamento, é preciso ter tempo e disposição para se dedicar à pesquisa e à burocracia envolvida. Felizmente, você pode contar com a Lar Imóveis para simplificar o processo para você! Presente nas principais regiões de Belo Horizonte, a Lar Imóveis está há 39 anos no mercado, oferecendo atendimento personalizado e satisfação sem igual para os seus clientes.
Quer comprar um apartamento? Entre em contato com a gente para encontrarmos juntos o melhor imóvel para você e sua família!