Um dos pontos mais nobres da capital mineira é a Lagoa da Pampulha. Referência para a cidade por suas diversas opções de lazer, o Conjunto Moderno da Pampulha foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade e atrai visitantes de todo o país.
Quer conhecer mais sobre o circuito da Lagoa da Pampulha em BH? Neste post você vai conhecer as principais características e atrações da região.
Confira!
Atrações do Conjunto Moderno da Pampulha
O Conjunto Moderno da Pampulha obteve o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 2015. Na ocasião, Juscelino Kubitschek era prefeito da cidade e idealizou um lago destinado à prática de esportes náuticos na região.
Dessa forma, o conjunto é composto por cinco edifícios e todos eles estão localizados em volta da lagoa. Concebido pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer, no projeto arquitetônico vê-se as marcas dos artistas Paulo Werneck, Augusto Zamoyski, Burle Marx e Cândido Portinari.
Igreja São Francisco de Assis
Com linhas e tons azuis, a Igreja é revestida por azulejos e painéis feitos por Cândido Portinari. Os elementos presentes, retratam a Via Sacra de São Francisco de Assis, com pastilhas de Paulo Werneck e escultura de Alfredo Ceschiatti.
Iate Tênis Clube
Devido à localização do clube, é possível observar a Igreja de São Francisco de Assis refletida nas águas. Ali há diversos campos esportivos para associados, como quadras de vôlei, tênis e peteca. Além disso, o clube tem piscinas e campo de futebol e, no seu interior, existem alguns salões de festas e de convenções.
Museu de Arte da Pampulha
Sem dúvida, trata-se de um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital. O Museu de Arte da Pampulha é uma das obras de Niemeyer, que deu vida a um antigo cassino em Belo Horizonte.
Casa do Baile
Inicialmente, a Casa do Baile foi inaugurada com a intenção de ser um espaço de dança popular. As curvas da edificação acompanham a Lagoa da Pampulha e emolduradas pelos jardins de Burle Marx. O local foi revitalizado e hoje abriga o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design.
Outros atrativos da região da Lagoa da Pampulha
Além do Conjunto Moderno da Pampulha, a região da lagoa conta com outras atrações. Conheça:
Mineirão
O estádio do Mineirão foi inaugurado em 5 de setembro de 1965 em uma partida entre a seleção mineira e o River Plate, da Argentina. Atualmente, é palco de grandes eventos, como shows (inter)nacionais e jogos de futebol.
Em suas dependências também está sediado o Museu Brasileiro de Futebol.
Mineirinho
Trata-se do maior ginásio poliesportivo da América do Sul. Ele é conhecido por este nome por estar localizado em frente ao Mineirão. Sua inauguração foi em 1980 e, desde então, abriga jogos de vôlei e de futsal. Além disso, serve como casa esportiva, recebe eventos e shows internacionais.
Parque Ecológico da Pampulha
O parque possui 30 hectares de área verde e proporciona integração direta com a natureza.
No local existe o projeto “Bicicleta para todos” que foi inspirado no “Plano das Bicicletas Brancas” de Amsterdã: são disponibilizadas 20 bicicletas para os visitantes. Por meio dessa e de outras ações, o parque promove educação ambiental e para o trânsito.
Jardim Zoológico
O Jardim Zoológico é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Com mais de 1000 animais divididos em 220 espécies, supervisionados pelo IBAMA, o Jardim inaugurou recentemente um aquário temático de água doce, o maior do Brasil.
O circuito da Lagoa da Pampulha tem diversas atrações e, por isso, é um dos principais pontos turísticos da capital mineira.
E você, já fez esse tour completo? Sabia que a região da lagoa da Pampulha tem excelentes casas, dos mais variados portes e para todos os estilos? Se você está procurando um novo lar para chamar de seu, vale conferir as opções da região.
Por outro lado, é preciso ter uma boa noção do tipo de lugar em que se deseja viver. Portanto, entenda como escolher a melhor região para morar em BH!